No dia 9 de Maio realizou-se uma conferência, no Museu de Olaria, intítulada " Para um Desenvolvimento Sustentável" organizada pelo Curso de Turismo Ambiental e Rural, no âmbito das disciplinas de Área de Integração e Ambiente e Desenvolvimento Rural. O orador desta conferência foi o Professor Jorge Paiva, o maior botânico português, que para além nos deixar encantados com a sua intervenção, ainda nos presenteou com o seguinte texto:
“Os outros seres vivos não são apenas as nossas fontes alimentares, fornecem-nos muito mais do que isso como, por exemplo, substâncias salutares (mais de 70% dos medicamentos são extraídos de plantas e cerca de 90% são de origem biológica), vestuário (praticamente tudo que vestimos é de origem animal ou vegetal), energia (lenha, petróleo, cera, resinas, etc.), materiais de construção (madeiras), etc. Até grande parte da energia eléctrica que consumimos não seria possível sem a contribuição do Património Biológico pois, embora possa estar a ser produzida pela água de uma albufeira, esta tem de passar pelas turbinas da barragem e as turbinas precisam de óleos lubrificantes. Estes óleos são extraídos do crude, que é de origem biológica. Enfim, sem o Património Biológico não comíamos, não nos vestíamos, não tínhamos medicamentos, não tínhamos luz eléctrica, não tínhamos energia, etc.
Assim, dos três Patrimónios (Material, Cultural e Biológico) o único essencial para a nossa sobrevivência é o Património Biológico, sendo, porém, aquele a que temos dado menos atenção e o que mais tardiamente tem merecido cuidados de preservação.
Foi um descuido tremendo e continua-se a laborar no mesmo erro, pois a maioria dos governantes de todos os países ignora, quase em absoluto, a extraordinária importância que os outros seres vivos têm na nossa vida.
Enfim, sem os outros seres vivos não sobreviveremos!...” (Prof. Dr. Jorge Paiva)
Em nome da turma 10º J - Muito obrigado Professor.
2 comentários:
Muito bem! Discreto e informativo, como é desejável. Parabéns!
Helena Trigueiros
Esta foi uma conferência que alunos e professores não esquecerão. O Professor cativa os jovens para o conhecimento e para preservação da Natureza como ninguém. Obrigada por ter a cedido ao nosso convite.
Enviar um comentário