Resumo da participação dos alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural no I Seminário de Educação Ambiental, organizado pelo Parque Natural do Litoral Norte, no dia 4 de Junho, em Esposende.
"A Sociedade actual começa a ter consciência da importância de mudar comportamentos e de ter hábitos de vida mais saudáveis, pelo que a procurar de actividades como o pedestreanismo é cada vez mais valorizada.
Segunda a legislação o pedestreanismo é a actividade de percorrer distâncias a pé, na natureza, em que aspectos como o património natural e cultural são potenciados através de caminhos bem definidos, sinalizados com marcas e códigos internacionalmente aceites.
Nos últimos tempos tem-se assistido a uma procura cada vez mais acentuada não só da pratica desta actividade, mas que esta seja também acompanhada de serviços que visem a interpretação ambiental do percurso efectuado, pois o turista quer conhecer as espécies locais da flora e fauna da região que visitam.
É neste contexto que os futuros técnicos de Turismo Ambiental e Rural podem desenvolver a sua actividade profissional, mas esta deve ser desenvolvida de forma consciente para promover a sustentabilidade dos recursos naturais existentes, como por exemplo, a paisagem, a fauna e a flora. Estes profissionais ao longo da sua formação adquirem conhecimentos técnicos que lhes permitem valorizar o património natural e cultural, através da realização de actividades que promovem não só a pratica de exercício físico, mas principalmente visam a educação ambiental.
A realização de percursos pedestres é também um modo informal de aprender boas práticas ambientais, que visam sensibilizar a população em geral para a valorização e preservação do meio natural. O turista ao longo dos percursos é estimulado, não só a observar a paisagem, como a respeitar e identificar as espécies animais e vegetais, através da realização de pequenas actividades, como por exemplo a consulta de guias de campo e o birdwactng.
Alguns dos projectos desenvolvidos pelos alunos finalistas do Curso de Turismo ambiental e Rural, são bons exemplos de como é possível valorizar os recursos naturais existentes no concelho que residem, potenciando-os de forma consciente e sustentável.
Estes projectos intitulam-se “Valorização das Margens do Rio Cávado – jogar com o ambiente e a história”, e “Percursos Pedestres: Vila Seca… A Outra Face – Trilho da Fonte de Vila Nova e do Monte Vilar”.
No caso do primeiro projecto a mancha de vegetação ripícola nas margens do Rio Cávado na entrada da Cidade de Barcelos é “palco” para a promoção de várias actividades de educação ambiental e no segundo projecto foi escolhida a paisagem natural e rural da freguesia de Vila Seca, para a prática do pedestreanismo acompanhado com a interpretação ambiental dos percursos realizados."
Fábio Sobral e Luís Araújo
Curso de Turismo Ambiental e Rural - Ciclo de Formação 2008/2011
1 comentário:
Foi uma boa intervenção do curso de turismo da escola secundária de Barcelinhos. Não vale ter só projectos. Há que os pôr a andar...e quando são bons todos temos a ganhar.
Enviar um comentário