A convite do Parque Natural do Litoral Norte três alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural apresentaram no I seminário de Educação ambiental, no dia 4 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal de Esposende, os seus projectos no âmbito da PAP (prova de Aptidão Profissional). Estes projectos têm em comum a valorização dos recursos naturais, como uma aposta para o sector turístico, mas tendo como base uma gestão sustentável do património biológico e geológico.
"O projecto, “Brincadeiras na Quinta: Educação Ambiental”, tem como principal objectivo a consciencialização para a protecção e preservação do meio ambiente de todos os recursos que estão à disposição no mundo rural, nomeadamente os seres vivos que nele habitam. Como futuro técnico de Turismo Ambiental e Rural considero que espaços como as quintas pedagógicas ou em espaço rural são locais privilegiados para desenvolver boas práticas ambientais, sensibilizando as novas gerações para a importância de adquirirem comportamentos mais amigos do ambiente.
Neste contexto surge a ideia de criar uma empresa de animação capaz de desenvolver actividades lúdicas e recreativas vocacionadas para a protecção e preservação do meio ambiente. Estas actividades seriam desenvolvidas por técnicos especializados com formação em educação ambiental, que inicialmente fariam o reconhecimento dos locais a aplicar as actividades e assim proceder a um correcto planeamento das mesmas. Como forma de promoção do projecto foi elaborado um “Kit de Actividades” que contém uma enorme diversidade de jogos e propostas de oficinas que valorizam as boas práticas ambientais.
Os recursos biológicos do mundo rural devem ser entendidos como recursos com enorme potencial a ser valorizado e dinamizado, que podem permitir a criação de empregos, a fixação dos jovens, mas desde que seja feito de modo sustentável, para que as gerações vindouras tenham, por exemplo, a possibilidade de conhecer as algumas das raças autóctones que se encontram em vias de extinção."
Marco Figueiredo - Curso de Turismo Ambiental e Rural
Ciclo de Formação 2008/11
1 comentário:
Vamos lá para a frente com o projecto. O que o país precisa é de jovens empreendedores com talento.
Enviar um comentário