Conferência " Para um Desenvolvimento Sustentável"


No dia 9 de Maio realizou-se uma conferência, no Museu de Olaria, intítulada " Para um Desenvolvimento Sustentável" organizada pelo Curso de Turismo Ambiental e Rural, no âmbito das disciplinas de Área de Integração e Ambiente e Desenvolvimento Rural. O orador desta conferência foi o Professor Jorge Paiva, o maior botânico português, que para além nos deixar encantados com a sua intervenção, ainda nos presenteou com o seguinte texto:


“Os outros seres vivos não são apenas as nossas fontes alimentares, fornecem-nos muito mais do que isso como, por exemplo, substâncias salutares (mais de 70% dos medicamentos são extraídos de plantas e cerca de 90% são de origem biológica), vestuário (praticamente tudo que vestimos é de origem animal ou vegetal), energia (lenha, petróleo, cera, resinas, etc.), materiais de construção (madeiras), etc. Até grande parte da energia eléctrica que consumimos não seria possível sem a contribuição do Património Biológico pois, embora possa estar a ser produzida pela água de uma albufeira, esta tem de passar pelas turbinas da barragem e as turbinas precisam de óleos lubrificantes. Estes óleos são extraídos do crude, que é de origem biológica. Enfim, sem o Património Biológico não comíamos, não nos vestíamos, não tínhamos medicamentos, não tínhamos luz eléctrica, não tínhamos energia, etc.
Assim, dos três Patrimónios (Material, Cultural e Biológico) o único essencial para a nossa sobrevivência é o Património Biológico, sendo, porém, aquele a que temos dado menos atenção e o que mais tardiamente tem merecido cuidados de preservação.
Foi um descuido tremendo e continua-se a laborar no mesmo erro, pois a maioria dos governantes de todos os países ignora, quase em absoluto, a extraordinária importância que os outros seres vivos têm na nossa vida.
Enfim, sem os outros seres vivos não sobreviveremos!...” (Prof. Dr. Jorge Paiva)


Em nome da turma 10º J - Muito obrigado Professor.

Alimentação Saudável


No dia 6 de Junho as turmas do 9º A e 10ºJ organizaram um evento intítulado "Alimentação saudável ", no âmbito da Área de Projecto e da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural. Esta actividade decorreu ao longo de todo o dia e permitiu que diversas turmas calculassem o seu Índice de Massa Corporal, a sua Pegada Ecológica, que comprendessem as vantagens de uma alimentação equilíbrada de acordo com as regras da nova Roda dos Alimentos, que experimentassem outro tipo de alimentos, igualmente saudáveis, mas pouco conhecidos, como a soja, o tofu e algas.
Os alunos assistiram ainda a um pequeno espectáculo de dança que tinha como objectivo promover a prática do desporto e provaram algumas iguarias, pois havia uma pequena mostra de alimentos, com sumo de laranja natural, proteína salteada (soja), manteigas com ervas aromáticas, chás de diversas plantas do Jardim da Escola, entre outros.

Projecto: Planta a qualidade do teu ar


Ao longo do presente ano lectivo, os alunos da Escola Secundária/3 Barcelinhos, das turmas TAR (Turismo Ambiental e Rural) do 10.º J, na disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural, e do 10.º A - Curso Ciências e Tecnologias na disciplina de Biologia e Geologia, desenvolveram um projecto com o objectivo de transformar o antigo parque de estacionamento, de apoio ao ginásio, da escola.As turmas transformaram este espaço, criando um Jardim de plantas aromáticas e uma área pedagógica/lazer, denominando-o de “arboreto”.Neste local foram desenvolvidas áreas de aprendizagem, no âmbito da protecção do ambiente, taxonomia das plantas e agricultura biológica.A maioria das plantas introduzidas foi produzida na estufa da escola através de processos de propagação vegetativa de estacaria e sementeira.O Jardim possui neste momento cerca de quinze espécies de plantas aromáticas e medicinais, o “arboreto” apresenta cerca de dez espécies arbóreas e três arbustivas, devidamente catalogadas.Os alunos elaboraram um dossier com as fichas descritivas das espécies vegetais, acompanhadas por um herbário que se encontra na escola para consulta e utilização para as novas turmas. Foi ainda elaborado um desdobrável com a identificação, a caracterização e a taxonomia das espécies existentes para utilização de possíveis visitantes ao jardim.Este projecto teve o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, através da “Linha de Comparticipação Municipal”, para adquirir alguns materiais como as placas de identificação das espécies existentes e de manutenção ao jardim .